segunda-feira, 23 de maio de 2011

Curiosidades Bíblicas III - OS LIVROS BÍBLICOS

01.   Deuteronômio (“Segunda Lei” ou “Repetição da Lei”):

-      Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas.
-      Por quem foi escrito (autor)?     Moisés.
-      Em qual momento histórico?     Antes da entrada de Israel na terra prometida.
-      Por que este livro foi escrito?    Porque os israelitas precisavam ser preparados para entrar na terra prometida e nas promessas da aliança.
-      Para quê este livro foi escrito? Para instruir o povo a amar e a obedecer a Deus e a viver de forma santa e piedosa na nova terra; e, para confirmar Josué como o novo líder de Israel, escolhido por Deus para dar continuidade aos Seus planos.

02.   Josué:

-      Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas.
-      Por quem foi escrito (autor)?     Autor Desconhecido.
-      Em qual momento histórico?     Após a morte de Josué.
-      Por que este livro foi escrito?    Porque a conquista da terra prometida estava incompleta e Israel já não tinha um outro grande líder como Moisés e Josué.
-      Para quê este livro foi escrito? Para lembrar a história do admirável cumprimento das promessas do Senhor através do seu servo Josué (visando reavivar na alma do povo a promessa divina de possuir toda a terra de Canaã) na esperança do surgimento de algum outro servo fiel que pudesse conduzir os israelitas à vitória sobre todos os inimigos que ainda restavam.

03.   Juízes:

-      Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas (mais especificamente para os que viviam na época do rei Davi).
-      Por quem foi escrito (autor)?     Autor Desconhecido.
-      Em qual momento histórico?     Os assuntos tratados em Juízes sugerem que o livro foi composto num período em que havia forte controvérsia em torno da questão se o rei deveria ser da casa de Davi (Tribo de Judá) ou da casa de Saul (Tribo de Benjamim), pois Israel tinha duas famílias reais (quando Davi reinou em Hebron, Isbosete reinou no Norte). O livro termina com relatos que comprometem severamente a reputação da Tribo de Benjamim.
-      Por que este livro foi escrito?    Porque os leitores (que eram de uma geração posterior aos relatos deste livro) enfrentavam a sua própria crise ao guardarem a aliança e, também, porque não tinham certeza a qual família real apoiar.
-      Para quê este livro foi escrito? Para que as narrativas de sucessos e fracassos de Israel (frutos de sua obediência ou desobediência a Deus) tranqüilizassem e encorajassem a nova geração e se manter fiel à aliança; e, para que Israel apoiasse o rei que os conduzisse ao relacionamento com Deus.

04.   Rute:

-      Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas (mais especificamente para os que viveram na época do rei Davi).
-      Por quem foi escrito (autor)?     Autor Desconhecido.
-      Em qual momento histórico?     O livro foi escrito num período em que havia forte controvérsia em torno da questão se o rei deveria ser da casa de Davi (Tribo de Judá) ou da casa de Saul (Tribo de Benjamim).
-      Por que este livro foi escrito?    Porque inicialmente era muito frágil a reivindicação de Davi ao trono, pois, dentre outros problemas, havia um ascendente moabita em sua genealogia (isto é, Davi não tinha sangue “puramente” judeu).
-      Para quê este livro foi escrito? Para legitimar a monarquia davídica. O livro mostra que um estrangeiro pode ser fiel ao Senhor e obter filiação plena em Israel e que qualidades como lealdade e fidelidade à aliança em um estrangeiro (que vivia em meio a uma geração incrédula) podem servir de modelo para a obediência de Israel ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário