quinta-feira, 30 de junho de 2011

André Valadão Abraça-me

RESULTADOS DA PRESENÇA DE DEUS



(Deuteronômio 28:2) - "E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;" 
  
Amados, acreditamos que a vida segundo os preceitos de Deus é de uma vida abundante e que vem um tempo onde começaremos a enxergar os resultados da presença de Deus em nossa vida. Se olharmos veremos que em toda a Bíblia é relatado os resultados na vida de pessoas que aprenderam a viver e desfrutar da presença de Deus.
 
Muitos nestes últimos tempos estão se equivocando e confundindo a presença de Deus com a manifestação de Deus, vivem buscando as bênçãos e Deus em tudo que é lugar e até sentem Sua presença, mas logo em seguida voltam para suas casas e frustrados continuam do mesmo jeito, as coisas não mudam.
  
Quero te dizer com base no versículo acima, que na presença de Deus você não correrá atrás das bênçãos, pois são elas que virão sobre ti e te alcançarão, não ficará clamando pelas janelas dos céus abertas, pois saberá que na hora certa Ele as abrirá. Mas somente veremos isso quando entendermos que é mais importante ter a presença de Deus do que qualquer outra coisa, não existe nada mais precioso.
  
A presença de Deus revela quem realmente somos, e aprendemos o quanto necessitamos d’Ele. Este é o tempo de colher coisas que talvez você nunca tenha sonhado, mas que Deus lhe concederá pelo simples fato da Sua presença estar na sua vida. A presença de Deus na sua vida, forjará o seu caráter, e será natural o exalar do Espírito Santo na sua vida. Ela enche a nossa vida quando nos esvaziamos do nosso eu. É tempo de mudança!
  

Creia, 
  
(II Samuel 6:11) - "E ficou a arca (presença) do SENHOR em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o SENHOR a Obede-Edom, e a toda a sua casa." 
  
Em Cristo Jesus,

 PÃO DIÁRIO

DEVACIONAL DIARIO - 30 de junho de 2011

"Mas os filhos de Belial disseram: É este o que nos há de livrar? E o desprezaram, e não lhe trouxeram presentes; porém ele se fez como surdo." 1 Samuel 10:27

Pensamento: Alguns não queriam que Saul os servisse como Rei por causa do seu histórico simples e sua história familiar não-aristocrata. Muitas vezes fazemos a mesma coisa hoje em dia, rotulamos as pessoas e até mesmo nossos lideres, questionando sua habilidade de liderar a igreja por causa do seu passado ou família. Sabemos que Deus não leva em conta o passado da pessoa, Ele vasculha o coração e cuida para que toda liderança do Seu povo seja por Ele estabelecida. Saiba que tais lideres prestarão contas a Deus acerca de suas atitudes, por isso pecamos ao julgar estas pessoas.

Oração: Querido Deus, por favor, perdoe-me pelas vezes em que duvidei da sua escolha de líderes. Por favor, dê-me, e também à minha congregação, a habilidade de discernir quem são seus líderes no nosso meio. Por favor, dê coragem para eles liderarem com amor, fidelidade e obediência. Em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

VENCENDO O MAL



(Gênesis 4:7) – “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. 
 
Amados, nossa maior batalha é travada dentro de nós mesmos, sim dentro de nosso ser, em nosso coração. Estamos constantemente sendo bombardeados, com sentimentos, e desejos que nem sempre são bons, e muitas vezes nos leva a destruição e a morte. Dentro de nós há está luta em fazer a vontade de Deus que é perfeita, e os desejos de nossa carne que nos leva ao pecado e a morte.
 
 
A Bíblia narra a história de Caim e Abel: Caim levado por um sentimento de inveja para com seu irmão, deixou este terrível mal dominá-lo, e então dominado pelo pecado que nascera dentro de si, assassinou seu próprio irmão. Querido e amado irmão, entenda que é nosso dever dominar o mal que muitas das vezes nos atormenta e nos tenta a render-se a ele.
 
 
Amado, encha-se com a palavra de Deus e lute, renda-se somente a vontade do Espírito de Deus, somente a Sua palavra. Não deixe que o mal e o pecado dominem sobre você. Vença o mal com o bem! Esta luta é sua, mas Deus te dará a direção e a vitória
 
  

Creia, 
 
(Romanos 8:6) – “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.”
  
Em Cristo Jesus,
PÃO DIÁRIO

terça-feira, 28 de junho de 2011

POVO DE DEUS



(1 Pedro 2.10) – “Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” 
 
Amados, quando houve a queda do homem, Deus “escolheu aleatoriamente” o povo judeu para servir de agência divina na terra. Aquele povo ficou responsável por guardar a Palavra de Deus e evangelizar o mundo. Entenda como e por quê;
  
Espiritualmente  falando, muitos de nós viemos de uma educação religiosa que eram ensinadas de pais para filhos, de geração em geração como sendo algo bom e agradável a Deus, mas na verdade não eram apresentadas aquilo que a Bíblia aponta como a Verdade, ou como um  mandamento de Deus, por isto acredito eu que Deus julgará muitas pessoas pela sinceridade de seus corações, pois Deus não conta os tempos de ignorância. Entretanto quando a Sua  Palavra nos é apresentada de fato, confrontamos com a realidade que vivemos, e devemos necessariamente rever todos os conceitos até então vividos e assim analisarmos a Luz da Palavra de Deus , se aquilo que estamos praticando está contido nela, digo; na Bíblia Sagrada. 
  
Os privilégios divinos chegavam primeiramente aos judeus, depois aos demais povos. Por isso Pedro lembra-nos, através do versículo acima, que antigamente não éramos sequer povo, pois estávamos, na verdade, afastados de Deus, e em conseqüência não havíamos recebido misericórdia, pois aquele que não cria nEle estava, portanto, afastado de Sua misericórdia. Agora nEle, todo o crente parte como povo de Deus e traz a misericórdia. Agora que fazemos parte de seu povo, Ele faz com que tenhamos as características dEle, e nos parecemos a cada dia mais com seu Filho Jesus e sempre podemos contar com a sua misericórdia sobre nossas vidas.
  
A vontade de Deus é tripla: boa, agradável e perfeita! Mas para experimentarmos essa vontade em nossa vida é preciso passar pela necessária renovação da mente. E renovar não é trocar, é fazer novo. Renovar o guarda-roupa não é tirar as roupas apenas. É tirar as roupas velhas e pôr novas. Assim, renovar o nosso entendimento é deixar de querer coisas velhas e querer coisas novas; é deixar de sentir coisas velhas e sentir coisas novas; é deixar de desejar coisas velhas e desejar coisas novas. É disso que trata a renovação promovida pelo Espírito em nós. Ore você agora ao Senhor dizendo;
- Dá-nos ânimo e coragem para enfrentar aquilo que vem contra nós para tirar nosso ânimo e entendimento da Sua Palavra. Faz-nos, Senhor, corajosos, batalhadores e confiantes de que a nossa vitória está garantida, em nome de JESUS. Amém!
  

Creia, 
 
(João 4:23 a 24)  - “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” 
 
  
Em Cristo Jesus
 PÃO DIÁRIO

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DEVACIONAL DIARIO - 27 de junho de 2011

"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." Apocalipse 1:3

Pensamento: Estamos vivendo num tempo que só pode ser comparado aos momentos mais críticos da história da humanidade. Desemprego em massa, agitações sociais constantes, corrupção em todos os níveis, degradação moral, criminalidade e delinqüência. Mas aqueles que guardam as palavras das escrituras e estão salvos em Cristo Jesus, podem viver em paz e felicidade, pois esperam pela vida eterna que receberão quando Jesus Cristo aparecer nas nuvens do céu, em glória e majestade.

Oração: Pai querido, vivemos dias dificeis mas nossa esperança está no Senhor, na certeza que a volta de Jesus Cristo nos levará para a vida eterna. Eu rogo por aqueles que ainda não tem certeza da sua salvação, que eles tenham um encontro legítimo com Jesus, para que o Senhor possa escrever seus nomes no livro da vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

INEXPERIÊNCIA



(I Samuel 17:33) - "Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade." 
  
Amados, temos que concordar que as experiências que adquirimos são importante para nossa vida, pois é através delas que crescemos, amadurecemos e aprendemos a viver. Veja num processo de seleção de uma empresa, contará muito para o candidato que possuir experiência na área ofertada, isso o diferenciará dos demais.
 
 
Mas veja no caso de Davi contra o gigante Golia. Saul sabendo da inexperiência de vida e em guerras de Davi e vendo em seu oponente um homem preparado e experimentado para tal, logo concluiu que seria improvável, uma loucura e impossível que tal feito acontecesse, uma vitória de Davi. Aos nossos olhos, em que apostaríamos? Com toda a certeza, ninguém apostaria numa vitória de Davi. Mas foi exatamente o que aconteceu, Deus deu a vitória a Davi.
  
Na vida do cristão não é diferente. Milagre não tem explicação, não é lógico e sim sobrenatural da parte de Deus. Quando Deus tem algo para fazer através de nossa vida, Ele não fica olhando para nossa capacidade e sim se acreditamos na unção que Ele derramou sobre nós. Eu sei que tem gente neste momento que está apavorada com tamanho desafio que surgiu. Isso acontece quando ouvimos os outros e olhamos para nossa inexperiência e concluímos que não somos capazes de vencer.
  
Deus está contigo neste negócio, você não está sozinho. Se Ele permitiu que o desafio batesse na sua porta é porque Ele lhe dará a vitória. Não olhe para si mesmo, mas para o seu Deus. Lembre-se de quantas coisas o Senhor já fez na sua vida, e fortaleça a sua fé, pois está chegando sobre a sua vida mais uma vitória da parte do Senhor. Creia e viva o impossível!!! 
  

Creia, 
 
(II Corintios 3:5) - "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus," 
  
Em Cristo Jesus,
 PÃO DIÁRIO

sexta-feira, 24 de junho de 2011

POSIÇÃO


(Deuteronômio 28:13) - "E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo,.."

Amados, o versículo base de nossa meditação é bem conhecido da maioria dos cristãos, mas o fato de conhecê-lo não nos garante vivê-lo, o que realmente transforma a nossa vida é o entendimento que o Espírito Santo nos concede sobre tal. Quando você medita nesta palavra o que você entende? Será que esta palavra tem sido realidade na sua vida? 


Muitas das vezes essas são perguntas que ficam latejando em nosso pensar. Isso não é verdade na vida de muitos, pois vivem buscando posições e se esquecem que elas são conseqüências da Presença de Deus e da obediência a Sua Palavra. Quando medito nesta palavra entendo que Deus tem “posições” para seus filhos, é desejo do Senhor que você esteja em lugar de destaque, não se arrastando como “cauda”, mas andando por cima como “cabeça” e tudo para que Jesus seja glorificado.


Deus está falando de “posição” e Ele é quem lhe colocará lá, não dependerá apenas das suas qualidades e capacidade, abra hoje o seu entendimento e permita que o Espírito Santo lhe conduza, deixe de lado os seus complexos e paradigmas, Ele está falando com você, “Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.” (Isaías 41.13).  

Você já tem a maior e melhor posição que alguém pode almejar na vida, a de ser um filho de Deus. Haja como tal! 

Creia,
(Isaías 61:7) - "Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria."
Em Cristo Jesus,

 PÃO DIÁRIO

COMO OBTER PERDÃO:


" Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado." (Salmos 32:1-5)

" O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28:13)

" Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e libação para o SENHOR, vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus?" (Joel 2:12-17)

" Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15)

" Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." (Hebreus 4:14-16)

" Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (1 João 1:5-10)

MINHA ESCOLHA


(Mateus 4:20) - "Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no."
Amados, o versículo acima faz parte do chamado do apóstolo Pedro, após o milagre realizado pelo Senhor Jesus da tão conhecida pesca maravilhosa. Sabemos que o Senhor nos escolheu primeiro; - "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." – (I João 4:19).

Deus escolheu Pedro primeiro, mas logo em seguida ele escolheu ao Senhor, aceitando os princípios e o chamado do Senhor. Deus nos escolheu primeiro, mas será que nós já fizemos a nossa escolha? Não estou falando de apenas aceitar o Senhor Jesus como nosso único e suficiente Salvador diante de uma igreja, mas de principalmente ter aceitado e estar vivendo Seus princípios de vida deixados na Sua Palavra. Que se tornam reais graças ao Espírito Santo.

Nossa decisão é fundamental, Deus não obriga ninguém em absolutamente nada. Quais os frutos que as nossas escolhas estão produzindo, seja na igreja, trabalho, faculdade, escola, casa, em todos os lugares que chegamos. Não estou falando de perfeição, mas da escolha certa, que muda nosso ser por completo. Eu te convido neste instante a parar um pouco e pensar nisso.

  Não existem motivos para se envergonhar, pois o Espírito Santo tem a força que lhe falta. Você é livre para escolher, e se quiser pode orar comigo do fundo do seu coração a Deus; “Senhor Jesus, eu também te escolho, quero viver Sua vontade, pode mudar e transformar aquilo que for necessário para Sua glória, eu preciso mudar!”


Creia,

(Romanos 1:16) - "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." 


Em Cristo Jesus,

 PÃO DIÁRIO
 


 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

DEVACIONAL DIARIO - 22 de junho de 2011

"Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo." Tiago 4:14-15

Pensamento: Muita gente carrega uma enorme carga de ansiedade com relação ao dia de amanhã. Vivem seus dias preocupados com as coisas que ainda estão por acontecer e acabam sofrendo antecipadamente sem necessidade. Quando entendemos que o amanhã pertence a Deus, e nossas vidas estão em Suas mãos, podemos descansar e esperar que Ele cuidará para que todas as coisas cooperem para nosso bem.

Oração: Pai querido, obrigado por guardar a minha vida, e renovar suas misericórdias a cada manhã. Ajuda-me a não andar ansioso com o dia de amanhã, ensina-me a entender que desde que minha vida está entregue em Suas mãos, o Senhor é quem me dirige os passos. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Que amigão esse Jesus!

É comum ouvirmos: "Eu me dou bem com todo mundo". Será que isso significa ser amigo de todo mundo? Não! Denota tão somente um nível comum de relações, nas quais há cordialidade, mas não saudável intimidade, suficiente confiança e necessária doação.

Amigo terá de ser aquele com quem temos comunhão de gosto, identificação de visão de mundo, afinidade. Quem não precisa de alguém assim, que guarde segredos, que esteja disponível quando dele necessitamos, e que ajude desinteressadamente?
Subjaz a essa idéia o sentido de doação, porque o amigo escuta, é fiel, verdadeiro, importa-se com o outro. Amigo é uma pessoa real, coloca-se tão próximo que é visto e reconhecido como "mais chegado que um irmão".
Amigo é poder dizer: "Estou aqui, conte comigo". Mas, ao mesmo tempo mantém-se independente, permitindo que o outro siga o seu caminho, porque o amor verdadeiro inclui liberdade.
Amigo verdadeiro envolve-se, preocupa-se, conforta nas horas difíceis, e até confronta quando necessário. O eixo é amigo-entrega-suporte-cuidado, em contraposição à individualismo-egocentrismo-interesse próprio. Quem ama não busca seus próprios interesses.
A amizade entre Davi e Jônatas é referência na Bíblia, depois de Jesus Cristo, que confessou amar seus amigos até o fim, com seu incomparável amor sacrificial. Eles eram amigos no sentido mais profundo de lealdade. A sociedade secular de hoje, produto da geração que rompeu com os papéis mais tradicionais do gênero humano definidos pelo Criador, faz uma leitura muito ligada à sua cosmovisão corrompida, vendo na amizade daqueles heróis uma relação homossexual, até como algo perfeitamente normal. 
Se assim fosse, o autor dos registros históricos desta amizade teria omitido estes dados, por serem estes, indignos ao homem que era segundo o coração de Deus – Davi –, ou, o teria mencionado como se fosse um grande erro, mesmo porque esse tipo de relação era totalmente ilegal: "Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles" (Lv 20.13).

Davi e Jônatas desenvolveram uma amizade digna de admiração, de profundo, sincero e duradouro relacionamento. Viajo no pensamento e vejo-os chamando um ao outro: Davisão! Jonatão! Amigão! Sei que é só imaginação, mas o sufixo "ão", afetivo, é uma forma dos amigos demonstrarem seus sentimentos entre si, mormente nesta sociedade ocidental apressada em logo rotular, precipidamente, o legítimo apreço homem/homem.
Nós temos sim um amigo inigualável, o melhor de todos! Um amigo sempre pronto a nos ajudar, a nos estender sua mão: o amigão JESUS!
Esse amigão doou-se, entregou-se, suportou a morte na cruz por nós. Amigão, porque nos amou antes mesmo que o amássemos. Ninguém tem amor maior do que o Seu, de dar a sua vida para que tivéssemos vida, e vida em abundância!
Que amigão esse Jesus!

Pr. Eli Fernandes de Oliveira

APENAS AMOR



(João 15:9) – “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.”
 
Amados, entender o amor de Deus para conosco não é fácil, nossa mente humana não consegui discernir e nem mesmo medir este amor tão grande. Quando tento achar explicações para este amor, a única resposta que o Seu Espírito me diz é que; “Deus é amor” não é preciso entender, mas sim aceitar e ser amado.
 
 
Sem duvida amar com toda a força é impossível sem Deus, pois só Ele pode gerar este poder de amar em nós, só Seu Espírito faz nascer no homem este fruto que é o amor. Queridos e amados leitores, amar não é uma opção, e sim uma manifestação do Espírito de Deus em nós, quanto mais amamos mais crescemos, e mais perto do Senhor estamos.
 
 
E então podemos ser notados como filho de Deus pelo amor que demonstramos, note que a maior expressão de amor de Deus pelo homem foi à entrega de Seu filho Jesus o Cristo. Quero dizer que o amor gera uma ação, ou ainda, o amor é demonstrado e notado por todos. De forma alguma o verdadeiro amor e oculto, pois não se contém, antes transborda e alcança a todos ao redor. O amor antecipa a necessidade do outro, amar é doar-se.
 
Lembre-se que uma vida no Espírito não é identificada pelo que temos e sim pelos frutos que ela produz.
 
  

Creia, 
  
(Gálatas 5:22) – “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” 
 
  
Em Cristo Jesus,

 PÃO DIÁRIO

 

terça-feira, 21 de junho de 2011

DEVACIONAL DIARIO - 21 de junho de 2011

"Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação." Lucas 11:2-4

Pensamento: Em vez de orações compridas, ornamentadas e elevadas, Deus quer que nos aproximemos dele como Pai e falemos com Ele sobre as questões mais básicas das nossas vidas!

Oração: Querido Pai, obrigado por ser um Deus santo que também está próximo a nós. Por favor, faça a Sua vontade na minha vida e use-me para a Sua glória. Em nome de Jesus. Amém.

O CAMINHO OU O ATALHO???



“O meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso a deuses falsos; fizeram-se tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por atalhos não aplainados”.(Jr 18.15.)

O caminho pode ser longo.  O atalho é sempre mais curto. Parece que chegaremos mais rápido ao destino.
O caminho exige paciência. O atalho é a rota dos impacientes e daqueles que se julgam espertos.
O caminho tem suas regras. O atalho é livre, sem controle. Por isso, é mais perigoso também. É a rota dos aventureiros, rebeldes, fugitivos e independentes.  
O caminho tem seu preço. O atalho é, aparentemente, mais barato ou gratuito.
O caminho é geralmente conhecido ou tem informações disponíveis. O atalho é imprevisível.
O caminho, mesmo que seja difícil, nos leva ao destino desejado. O atalho nem sempre termina onde gostaríamos.  
Muitos querem ganhar tempo e perdem a vida. Querem pular etapas e pagam alto preço por isso.
O trabalho é um caminho.  O furto é o atalho. O casamento é um caminho.  O sexo ilícito é um atalho.
Para ter Isaque, Abraão precisava percorrer um caminho. Para ter Ismael, recorreu ao atalho.
Apesar das aparências, optar pelas rotas alternativas pode ser mais caro ou até fatal. Isto acontece quando abandonamos o padrão divino e resolvemos fazer as coisas ao nosso modo.

Deus nos promete um galardão no céu (Mt 5.12). Para isto, ele preparou o caminho: Jesus (João 14.6). Mas existem galardões na terra (Mt 6.2), alcançados por meio dos atalhos.
Judas Iscariotes abandonou o caminho e recebeu rapidamente o seu galardão (At 1.18). Entretanto, perdeu a salvação, o ministério e a vida.
Jesus veio estabelecer o Reino de Deus (Mt 4.17). Para isso, havia um caminho, que incluía a cruz e o túmulo.
Satanás lhe ofereceu os reinos deste mundo (Mt 4.8-9). Para isso, havia um atalho: adorar o inimigo (aparentemente simples, fácil e rápido).

Todos os que querem evitar a cruz, trocam o caminho pelo atalho, mas não chegam onde gostariam.
Deus nos prometeu a glória celestial, futura e eterna. Para isto existe o caminho: Jesus.
O mundo nos oferece vanglórias imediatas, temporárias e fugazes. Para isto servem os atalhos.
Vivemos no tempo do imediatismo. O homem moderno não pode esperar. Cinco minutos no trânsito parecem uma eternidade. Esta é a geração fast-food. Tudo deve ser instantâneo. Por isso, os atalhos têm sido a opção de muitos.  Entretanto, a cultura cristã é outra. A longanimidade é característica de quem trilha um longo caminho, com paciência e esperança. A recompensa é alcançar, no tempo certo, todo o propósito de Deus.

“Os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; sem vos desviardes para a direita ou para a esquerda”. (Is 30.21.)

SEMEAR OU JOGAR A SEMENTE?



(Levítico 27:16) – “Se também alguém santificar ao SENHOR uma parte do campo da sua possessão, então a tua avaliação será segundo a sua semente: um ômer de semente de cevada será avaliado por cinqüenta siclos de prata.” 
 
Amados, precisamos aprender a semearmos aquilo que queremos colher, ao invés de simplesmente jogarmos a semente.
O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, e dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga e por último, o grão cheio na espiga. Quando o fruto está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a hora. Como?! Apenas contemple;
 
 
Você já plantou alguma coisa? E o que foi que nasceu?
- Se você plantar arroz, vai colher arroz! - Se você plantar trigo, vai colher trigo! - Se plantar batata, colherá batata também! - Se plantar café, nascerá café! - Se plantar ódio, vai nascer ódio! - Se plantar maldade, irá colher maldade! - Se plantar amor, colherá amor! É certo que você colherá da mesma espécie da semente que plantou! Entendemos também que temos o que plantar, aquilo que queremos colher! E mais; temos que nos ater no fato que, nunca colheremos algo que não plantarmos! E que plantando uma espécie não nascerá fruto de outra! Baseado no raciocínio acima, faço-lhes uma pergunta: Se você quiser colher algo grandioso, o que terá que plantar? 
 
 
  Nós é quem determinamos a espécie de nossa semente. Para se plantar um pé de laranja, de café, ou ainda de milho, cada qual terá seu solo apropriado, porém para plantar nossos sonhos o melhor solo é a igreja, onde Deus é o próprio agricultor. Eis que o semeador saiu a semear; e aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outra caiu no solo pedregoso, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos; e cresceram os espinhos, e a sufocaram; e não deu fruto. Mas outras caíram em boa terra e, vingando e crescendo, davam fruto; e um grão produzia trinta, outro sessenta, e outro cem. É obvio que se você plantar em um solo, um quilo de alguma semente, e dez quilos da mesma em outro solo, a quantidade da colheita de uma semeadura para outra será bem diferente, ou seja, dez                               vezes mais!
 
 
Algo muito importante é o tipo de terra em que se estará plantando. Há muitos tipos de solo. Existem solos de boa e de má qualidade, então precisamos saber em que tipo de terra estamos semeando para que não ocorra de não colhermos na proporção que esperávamos.  Quando falamos porém em semear nossos sonhos e projetos, tal semeadura poderá ser feita por exemplo: Na igreja (que é o melhor solo que dispomos), na vida do nosso Pastor e em sua família, podemos também semear na vida de nossos irmãos, conhecendo, é claro, se é um bom tipo de terra. Falando de pessoas, não adianta por exemplo semearmos uma esmola na vida de um drogado, pois sabemos que nossa semente será usada para o mal de alguém e não para algo bom. Ainda aí nossas escolhas são totalmente livres. Enfim; nossa vontade é que nos conduzirá aonde queremos chegar.
 
  

Creia, 
 
(Gálatas 6:7) - “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”   
 
  
Em Cristo Jesus,
Pao Diario

segunda-feira, 20 de junho de 2011

DESEMBARGADOR DO TJSP DÁ VERDADEIRA AULA DE HUMANISMO


Abaixo, a decisão do desembargador José Luiz Palma Bisson, do Tribunal de Justiça de São Paulo, 
proferida num recurso de agravo de instrumento ajuizado contra despacho de um magistrado da cidade de Marília (SP), que negou os benefícios da justiça gratuita a um menor, filho de um marceneiro que morreu depois de atropelado por uma motocicleta.
O menor ajuizou uma ação de indenização contra o causador do acidente pedindo pensão de um salário-mínimo, mais danos morais decorrentes do falecimento do pai. Por não ter condições financeiras para pagar custas do processo, o menor pediu a gratuidade prevista na Lei 1060/50. O juiz, porém, negou-lhe o direito, argumentando que ele não apresentara prova de pobreza e, também, por estar representado no processo por "advogado particular".

Eis o relatório de desembargador:
"Que sorte a sua, menino, depois do azar de perder o pai e ter sido vitimado por um filho de coração duro - ou sem ele , com o indeferimento da gratuidade que você perseguia. Um dedo de sorte apenas, é verdade, mas de sorte rara, que a loteria do distribuidor, perversa por natureza, não costuma proporcionar. Fez caber a mim, com efeito, filho de marceneiro como você, a missão de reavaliar a sua fortuna.
Aquela para mim maior, aliás, pelo meu pai - por Deus ainda vivente e trabalhador - legada, olha-me agora. É uma plaina manual feita por ele em pau-brasil, e que, aparentemente enfeitando o meu gabinete de trabalho, a rigor diuturnamente avisa quem sou, de onde vim e com que cuidado extremo, cuidado de artesão marceneiro, devo tratar as pessoas que me vêm a julgamento disfarçados de autos processuais, tantos são os que nestes vêem apenas papel repetido. É uma plaina que faz lembrar, sobretudo, meus caros dias de menino, em que trabalhei com meu pai e tantos outros marceneiros como ele, derretendo cola coqueiro - que nem existe mais - num velho fogão a gravetos que nunca faltavam na oficina de marcenaria em que cresci; fogão cheiroso da queima da madeira e do pão com manteiga, ali tostado no paralelo da faina menina.
Desde esses dias, que você menino desafortunadamente não terá, eu hauri a certeza de que os marceneiros não são ricos não, de dinheiro ao menos. São os marceneiros nesta Terra até hoje, menino saiba, como aquele José, pai do menino Deus, que até o julgador singular deveria saber quem é.
O seu pai, menino, desses marceneiros era. Foi atropelado na volta a pé do trabalho, o que, nesses dias em que qualquer um é motorizado, já é sinal de pobreza bastante. E se tornava para descansar em casa posta no Conjunto Habitacional Monte Castelo, no castelo somente em nome habitava, sinal de pobreza exuberante.
Claro como a luz, igualmente, é o fato de que você, menino, no pedir pensão de apenas um salário mínimo, pede não mais que para comer. Logo, para quem quer e consegue ver nas aplainadas entrelinhas da sua vida, o que você nela tem de sobra, menino, é a fome não saciada dos pobres.
Por conseguinte um deles é, e não deixa de sê-lo, saiba mais uma vez, nem por estar contando com defensor particular. O ser filho de marceneiro me ensinou inclusive a não ver nesse detalhe um sinal de riqueza do cliente; antes e ao revés a nele divisar um gesto de pureza do causídico. Tantas, deveras, foram as causas pobres que patrocinei quando advogava, em troca quase sempre de nada, ou, em certa feita, como me lembro com a boca cheia d?água, de um prato de alvas balas de coco, verba honorária em riqueza jamais superada pelo lúdico e inesquecível prazer que me proporcionou.
Ademais, onde está escrito que pobre que se preza deve procurar somente os advogados dos pobres para defendê-lo? Quiçá no livro grosso dos preconceitos?
Enfim, menino, tudo isso é para dizer que você merece sim a gratuidade, em razão da pobreza que, no seu caso, grita a plenos pulmões para quem quer e consegue ouvir.
Fica este seu agravo de instrumento então provido; mantida fica, agora com ares de definitiva, a antecipação da tutela recursal.
É como marceneiro que voto.
José Luiz Palma Bisson - relator sorteado"

Uma Mão Amiga


 O jóquei Johnny Longden foi golpeado no meio de uma corrida na década de 1930. Enquanto um cavalo de corrida vinha por trás, Johnny foi lançado pela lateral de seu cavalo. Vendo seu estado, outro jóquei o alcançou e tentou recolocar Longden em sua montaria. Infelizmente, ele empurrou tão forte que Longden voou por cima do animal para o outro lado. Outro jóquei, próximo, agarrou-o e conseguiu ajudá-lo a montar novamente com segurança. Surpreendentemente, Johnny Londen venceu a corrida. Um jornal local considerou isso como “a suprema impossibilidade”. As mãos amigas não somente salvaram-no do ferimento grave e possível morte, mas permitiram-no vencer a corrida.
            Como cristãos, nós devemos oferecer uma mão amiga para outros também. Em Provérbios 31, lemos sobre a mulher virtuosa que “Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado” (Provérbios 31:20). Por séculos, a compaixão desta mulher de fé tem sido uma inspiração para homens e mulheres. Ela nos ajuda a lembrar que oferecer-nos para outros é uma virtude bíblica a ser demonstrada por todos os cristãos.
            Existem muitos que estão lutando ou caíram em momentos difíceis e necessitam de nossa ajuda. Quem do seu convívio precisa de uma mão amiga?

Meditação: Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. (Provérbios 31:20)

Pensamento: Deus geralmente envia Sua ajuda através de mãos humanas.

Leitura: Provérbios 31:10-20.


PROMESSAS INCOMPARÁVEIS


(Gênesis 15.5) - “Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.” 
   
Amados, a Palavra de Deus conta-nos que Abraão não possuía filhos, pois sua esposa Sara era estéril. Provavelmente diante de tal situação Abraão já havia aceitado o fato de jamais poder ser pai. Mas tudo mudou quando ele teve um encontro com Deus e resolveu acreditar nas promessas que Deus lhe havia feito; “Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.” (Gênesis 12.2)
   
Quando temos um encontro com Deus e acreditamos em Suas promessas, a trajetória de nossa vida é mudada. Temos nossa mente transformada pelo poder de Deus e cremos que haverá mudança naquilo que aceitávamos por não conseguirmos mudar. O tempo passa e parece que a fé de Abraão estava passando também, pois ele se achega a Deus e diz, “..continuo sem filhos..” Creio que muitos de nós podemos passar por  situação parecida e também nos achegamos a Deus dizendo, “Senhor continuo sem receber a promessa” 
 
 
O que aprendo aqui é que quando estamos chateados pelas coisas não acontecerem da maneira de gostaríamos, ao invés de sairmos murmurando, devemos fazer como Abraão, que abrindo seu coração foi falar diretamente com Deus. Deus levou Abraão para fora de sua tenda, indicando mudança de posição, muitas das vezes Deus tem que nos tirar da posição que estamos para podermos enxergar as suas promessas. Agora Deus lança um desafio a Abraão dizendo, “olha para o céu, e conta as estrelas, se as pode contar”. Como Deus é tremendo, Ele estava dizendo a Abraão “as minhas promessas são incomparáveis e vão além daquilo que o homem pode mensurar”.
   
Gostaria de lhe dizer que as promessas de Deus são incomparáveis e que vão além daquilo que você pode mensurar, não as troque por nada, continue buscando Aquele que lhe fez as promessas e assim como foi com Abraão também será com você. “O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido. Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara;” (Gênesis 21.1-2)
    
Creia, 
 
(Efésios 3.20) - “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”. 
   
Em Cristo Jesus,
 PÃO DIÁRIO